Nesta quarta (5) foram entregues na Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) mais três certificados de registro sanitário para agroindústrias locais. Com isso, atualmente são 102 estabelecimentos registrados na Dipova (Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal, da Seagri-DF), sendo 11 destes com o selo de inspeção no SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
Para o secretário de Agricultura, Candido Teles, as novas oportunidades de negócio para esses empreendimentos com a obtenção do registro sanitário são motivos de alegria. “Esse Governo fica feliz com a felicidade dos outros, ao ver o crescimento de quem produz e empreende, de quem investe no agronegócio, de quem dedica amor ao que faz”, afirma o secretário.
A subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araújo, destaca que, com o registro sanitário, inicia-se uma nova fase para estas agroindústrias, de acompanhamento e orientação por parte da Secretaria da Agricultura. “Esperamos que os estabelecimentos registrados não vejam a fiscalização como algo ruim ou que busca prejudicar, mas sim como um parceiro, que ajuda a zelar pela qualidade da sua produção”, esclarece. “Todos os casos de sucesso que temos de agroindústrias são de empresas que viram a fiscalização como um parceiro e buscaram as melhorias propostas”, complementa.
Uma das empresas que receberam o certificado de registro na Dipova foi a charcutaria de linguiças artesanais Delícias Gormet, sediada no Park Way. “Nós tínhamos esse desejo, e demos uma acelerada nisso após o Encontro da Agroindústria, da Seagri. Ali desmistificamos o bicho da fiscalização, e pela fala da Dipova e exemplo de sucesso de outras empresas percebemos que nosso sonho também era possível. A partir de então, entramos de cabeça nesse projeto e hoje estamos aqui, vendo a nossa empresa, que é familiar, crescer. Só temos a agradecer por isso”, afirma Luciano Ferreira Six, proprietário da Delícias Gourmet.
Outro estabelecimento a receber o registro artesanal junto à Dipova foi o Sítio Vila das Cabras, localizado no Lago Oeste, em Sobradinho, que produz queijos de leite de cabra. “Já trabalhamos com turismo rural há algum tempo e produzimos nosso queijo para quem visita nossa propriedade. Agora, com o selo de inspeção, poderemos também colocar nosso produto nas prateleiras dos mercados”, afirma a proprietária da agroindústria, Ana Zélia.
Já a empresa Mediterrâneo Pescados, com sede no Recanto das Emas, foi contemplada com o selo SISBI-POA. Com a certificação, o estabelecimento registrado no DF, que comercializa peixes e camarão congelado, pode vender seus produtos em todo o território nacional. “Esse selo é de suma importância para a gente crescer em vendas, e crescer com qualidade, que é nosso principal objetivo. E já percebemos o resultado desse certificado, com a abertura de novos mercados” analisa Idalina da Silva, proprietária do estabelecimento. “Estamos expandindo o nosso negócio, buscando melhorar sempre. E agradecemos à Dipova, que está sempre presente, nos orientando e nos apoiando nesse crescimento”, conclui a empresária.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega dos certificados de registro sanitário o secretário de Agricultura, Candido Teles, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araújo, o diretor de Inspeção da Dipova, Marco Antônio Martins, além de gerentes e técnicos da Dipova e da Emater-DF.
Texto e imagens: Ascom Seagri-DF