A Gestão de Riscos é uma ferramenta essencial de Governança, utilizada para monitorar e avaliar eventos que possam impactar os objetivos institucionais. Instituída pela Portaria nº 27/2020, a Gestão de Riscos na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI/DF) teve início em 2020 com cinco projetos piloto e, desde então, evoluiu até a criação do Subcomitê de Gestão de Riscos e Integridade, por meio da Portaria nº 240, de 28 de agosto de 2024. Esse Subcomitê realiza reuniões mensais para discutir e monitorar riscos, com competências específicas que incluem: estabelecer e revisar o Plano de Gestão de Riscos, monitorar sua execução, propor políticas, garantir a segregação de funções e elaborar relatórios trimestrais de suas atividades.
A Integridade, por sua vez, tem como objetivo primordial promover a adoção de medidas institucionais destinadas à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção. Nesse contexto, a Integridade busca não apenas assegurar a conformidade das condutas, mas também promover a transparência e fortalecer uma cultura organizacional voltada para a entrega de valor à sociedade.
É importante destacar que a Gestão de Riscos e Integridade da SEAGRI/DF é fundamentada nos princípios de equidade e participação, accountability (prestação de contas e responsabilidade), confiabilidade e melhoria regulatória. Como um princípio de governança, essa gestão atua como uma bússola calibrada para direcionar a atuação dos gestores e monitorar seu desempenho.
Listas de Presença em Reuniões