DESCRIÇÃO
A Certidão para fins de aposentadoria pelo INSS como trabalhador rural é um documento emitido pela SEAGRI, com base em documentos e nos processos de regularização fundiária que foram autuados nesta Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ou na extinta Fundação Zoobotânica do Distrito Federal (FZDF). A certidão apenas atestará que o requerente é parte de processo de regularização de ocupação da terra pública rural, ou seu nome constou em algum documento.
A Certidão é emitida com base no período em que o processo de regularização fundiária foi autuado, ou o documento foi assinado, onde poderá comprovar o exercício de atividade rural destes trabalhadores.
REQUISITOS
Produtores Rurais
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Trazer, preenchida e assinada, a Solicitação do Serviço disponível no endereço eletrônico: http://www.agricultura.df.gov.br/images/Req_EmissaoCertidao_INSS.pdf
FORMAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Telefone – Seagri/DF: (61) 3051-6304 / 3051-6305.
Internet – http://www.agricultura.df.gov.br/component/content/article/287-a-secretaria/573-sala-de- atendimento-virtual.html
Endereço presencial: O Serviço está disponível no Parque Estação Biológica s/n, Asa Norte – Edifício Sede, Térreo na Sala do Produtor nº 27, no final da Asa Norte, ao lado da Sede da EMATER-DF.
CUSTOS
Este serviço é gratuito
ETAPAS E PRAZOS
Tempo de espera para atendimento: 15 minutos. Após protocolado, o prazo de emissão é de até 22 dias. O cidadão-usuário será comunicado via telefone e ou e- mail, de quando estará disponível a certidão para ser retirada.
Os prazos para a emissão da carta de anuência seguem as seguintes etapas: