Governo do Distrito Federal
25/05/22 às 11h23 - Atualizado em 1/06/22 às 10h06

Vem aí mais um Encontro Distrital da Agroindústria!!!

 

De 8 a 10 de junho, será realizado o III Encontro Distrital da Agroindústria. O evento é promovido pela Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF).

 

Sediado no auditório da Embrapa Cenargen, a terceira edição do Encontro será dividida em três eixos. No primeiro dia, serão abordados temas gerais relacionados às agroindústrias, como elaboração de plantas baixas, legislação previdenciária rural e atuação do Senar e do Sebrae junto às agroindústrias.

 

O segundo dia será dedicado à agroindústria artesanal. Haverá palestras sobre Selo Arte, atuação da Emater-DF junto às agroindústrias e sobre o mercado atual da charcutaria artesanal no DF.  Já o último dia será dedicado à produção de bebidas, especialmente fabricação de cerveja e de vinhos.

 

Durante o evento, serão apresentados casos de sucesso de agroindústrias locais. Haverá ainda no local uma feirinha de comercialização de produtos de estabelecimentos com registro na Dipova (Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal).

 

Para a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araújo, a principal importância do Encontro é incentivar a agroindustrialização no Distrito Federal. “O DF tem uma aptidão fantástica para a agroindústria. A grande maioria das propriedades rurais aqui são pequenas. Então a verticalização da produção agrega muito valor à produção do campo, gerando mais empregos, renda e melhoria da qualidade de vida no espaço rural”.

 

Um grande objetivo do evento, segundo a subsecretária da Seagri-DF, é trazer informação a quem atua nesse setor produtivo. “Não é à toa que o Encontro Distrital da Agroindústria já está na sua terceira edição. Esse é um evento sempre muito bem avaliado, justamente por trazer um ambiente de inovação, de troca de experiências, oportunizando que vivências e informações técnicas sejam compartilhadas entre os diferentes atores da cadeia agroindustrial do DF”, afirmou Danielle Araújo.

 

O diretor da Dipova, Marco Antônio Martins, destacou que nas edições anteriores do Encontro Distrital de Agroindústria a média foi de 150 participantes por dia, entre responsáveis técnicos, servidores públicos, proprietários de estabelecimentos, acadêmicos das áreas afins e demais interessados no tema. “Após dois anos sem a realização do evento por conta da pandemia, estamos com uma expectativa muito positiva, pois se trata de um momento único de troca de informação e conhecimento entre todos os elos da cadeia agroindustrial do DF”.

 

Segundo o gerente de Segurança e Qualidade Alimentar da Dipova, Wendel Lago, espera-se que o evento possa contribuir com o desenvolvimento da cadeia agroindustrial do Distrito Federal, em especial pelo diálogo e formulação de propostas entre os diferentes atores. “Esperamos ainda que os participantes incorporem conceitos relativos à organização do setor agroindustrial, às novas tendências tecnológicas e oportunidades de investimento”, afirmou Wendel Lago.

 

Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário de inscrição clicando aqui.

 

Confira aqui a programação completa do III Encontro Distrital das Agroindústrias

 

 

Texto e fotos: Ascom Seagri-DF