Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/07/21 às 16h06 - Atualizado em 28/07/21 às 16h10

Servidores da Dipova realizam visita em abatedouro de Formosa

COMPARTILHAR

Foi realizada nesta terça-feira (27), uma visita ao estabelecimento Via Carnes, em Formosa-GO, com o objetivo de potencializar a capacidade analítica dos nossos fiscais em relação aos procedimentos adotados na inspeção do abate de suínos. O principal foco foram métodos de inspeção ante e post-mortem.

 

Para o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal da Dipova, Marco Antonio Martins, a visita foi proveitosa e a ideia é expandir para outras áreas e estabelecimentos. “Houve uma troca de experiência bacana com os médicos veterinários do Ministério da Agricultura que são responsáveis pela fiscalização do estabelecimento. A ideia é também visitarmos outros tipos de estabelecimento, como o Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou inspeção estadual, seja de Goiás, Minas Gerais ou alguma outra Unidade Federativa, e também de explorarmos outras categorias, como de lácteos e pescados”, afirmou.

 

A visita teve acompanhamento de fiscais e veterinários do estabelecimento. “Foi uma ação muito positiva, permitiu uma troca de experiências e uma avaliação comparativa dos nossos documentos com os do Ministério da Agricultura, então foi possível entender melhor a rotina deles”, afirmou Marcelo Atta, médico veterinário e Analista de Fiscalização e Desenvolvimento Agropecuário da Seagri.

 

Na próxima semana, mais quatro servidores visitarão o mesmo estabelecimento para receber treinamento. “Eu acho que essa deve ser uma ação contínua para permitir essa troca de conhecimentos. Esses profissionais são experientes e, muitas vezes, já passaram até por outras plantas, inclusive de exportação, então acaba havendo uma troca de experiência positiva” completou Atta.

 

Para Mônica Câmara, gerente de inspeção da Dipova, a visita foi importante tanto para aprimorar os conhecimentos, quanto para aproximar relações. “Foi importante para que os nossos servidores fizessem uma reciclagem da linha de inspeção no abate de suínos. Isso visa aprimorar o nosso trabalho no serviço de inspeção distrital e também é importante para estreitar as ações e o contato entre a Seagri-DF e o Ministério da Agricultura”, ressaltou.

 

Ascom Seagri-DF