Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/07/21 às 13h18 - Atualizado em 31/07/21 às 13h21

Secretário de Agricultura visita cooperativa de Luziânia

COMPARTILHAR

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, e o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes, realizaram nesta sexta-feira (30), uma visita à Cooperativa Mista da Agricultura Familiar do Meio Ambiente e da Cultura do Brasil (Coopbrasil/Coopindaiá), na região de Luziânia (GO). A visita teve o objetivo de conhecer o local e debater alternativas para o desenvolvimento da cadeia leiteira do Entorno.

 

Também estiveram presentes, o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro Da Silva Neto, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a chefe da Assessoria de Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural, Cristyanne Taques, além de técnicos e assessores das instituições.

Na ocasião eles foram recebidos pelo presidente da Cooperativa, Luciano Andrade, que na oportunidade, realizou uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Cooperativa e levou os presentes para conhecer algumas instalações como a fábrica de polpa e o local utilizado para recebimento, seleção, e distribuição dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares associados.

 

O secretário-executivo, Luciano Mendes, e a chefe da Assessoria de Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural, Cristyanne Taques, também aproveitaram pra falar das ações desenvolvidas pela Seagri e os programas que a Secretaria tem para o fomento dos produtores da região do Entorno.

 

O secretário Candido Teles destacou a importância do cooperativismo e a união das famílias que trabalham na Coopindaiá, em prol do desenvolvimento da região de forma sustentável. O secretário também elogiou o envolvimento da Emater e da Embrapa e ressaltou que o agronegócio brasileiro, hoje, seria muito diferente sem o trabalho de assistência técnica e de pesquisa dessas instituições. “A Embrapa tem todo o apoio da Secretaria de Agricultura e da Emater sempre que precisar. O Programa do Leite é talvez um dos projetos mais importantes e desafiadoras que a Secretaria de Agricultura tem hoje nas mãos. É tão importante que está contemplado dentro do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS-DF). É importante sensibilizar os governos para importância que a cadeia produtiva do leite tem no Brasil”, afirmou o secretário de Agricultura, Candido Teles.

 

O Presidente da Coopindaiá, Luciano Andrade, destacou que a bacia leiteira do município de Luziânia é de aproximadamente 250 mil litros de leite por dia e que na região existem grandes laticínios que absorvem toda essa produção. Segundo ele, essa visita representa oportunidades de parcerias e de trabalho para todas as famílias que fazem parte da Cooperativa.

 

A Coopindaiá já tem diversas parcerias com a Seagri. A instituição já recebeu um caminhão, que é utilizado para o transporte dos alimentos produzidos por seus associados e também foi vencedora da chamada pública do Mercado do Peixe de Brasília. Ela também participa dos programas de compras institucionais como Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (PAPA-DF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Ascom Seagri-DF