5/08/21 às 16h48 - Atualizado em 5/08/21 às 16h48

Seagri-DF entrega as primeiras escrituras de imóveis rurais do Terra Brasil na Ride

Nesta quarta (04), a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) realizou a entrega solene das escrituras do Projeto Piloto do Programa Nacional de Crédito Fundiário Terra Brasil na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

A cerimônia, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Cocalzinho de Goiás, contou com a presença de diversas autoridades e das três primeiras famílias beneficiadas pelo Programa Terra Brasil na região da Ride, que receberam as escrituras de seus imóveis rurais durante o evento.

Estiveram presentes o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes da Silva, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cocalzinho de Goiás, Robson Castro da Silva, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Municipal, Ivaldo Souza da Cruz, o secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Márcio Cândido Alves, e a assessora da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil, Rosilene Roos.

O secretário-executivo de Agricultura destacou a importância desse projeto piloto, que culminou na entrega de 3 escrituras de imóveis rurais em Cocalzinho de Goiás. “A partir desse momento nós estamos alertando que existe esse programa. Temos milhares de famílias no DF e na Ride que estão nessa condição: são trabalhadores rurais que prestam serviços e que arrendam terra. E eles podem buscar ter acesso a crédito para adquirirem sua própria propriedade” ressaltou. “Isso fomenta a produção agropecuária e a geração de emprego e renda”, complementou Luciano Mendes.

Segundo o produtor rural Celso Lúcio Ferreira, um dos beneficiados na solenidade com o crédito rural fundiário Terra Brasil, “essa escritura significa o final de 10 anos arrendando terra. Hoje isso significa independência, que a gente vai poder fazer as coisas do jeito que a gente sempre quis fazer. Agora a gente pode trabalhar na terra da gente, com sossego”.  Celso Ferreira ressaltou que os produtores não devem desistir do sonho de ter sua terra. “Não desistam do seu sonho; corram atrás. Recurso do governo tem. Então está na hora do produtor rural ser dono da sua própria terra”, afirmou Celso Ferreira.

Compareceram também ao evento o superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal, William Barbosa, o superintendente Regional da Companhia Nacional de Abastecimento no DF e Entorno, Rafael Bueno, a chefe de Gabinete da Seagri-DF, Cláudia Betini, o subsecretário de Política Sociais Rurais, Abastecimento e Comercialização da Seagri-DF, João Pires da Silva, a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, o gerente regional da Emater-Goiás, Alexandre Santiago, a vereadora de Cocalzinho de Goiás, Meiraides Aparecida da Silva, o vereador do Novo Gama, Júlio Cesar, entre outras autoridades da Seagri-DF, Ministério da Agricultura e instituições municipais.

Texto e fotos: Ascom Seagri-DF