Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/21 às 18h17 - Atualizado em 7/06/21 às 18h17

Seagri-DF coordena ação educativa no Dia Mundial do Alimento Seguro

COMPARTILHAR

 

Nesta segunda (07), a Diretoria de Inspeção dos Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), coordenou uma ação em homenagem ao Dia Mundial do Alimento Seguro. Com caráter educativo, a estratégia contou com a parceria da Vigilância Sanitária (Visa-DF) e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF).

Após um mapeamento prévio de produtos de origem animal sem registro comercializados por meio das redes sociais, um total de cinco estabelecimentos comerciais foram visitados por equipes das três instituições, e receberam orientações quanto à produção e comercialização de alimentos de origem animal com registro nos órgãos sanitários.

 

Segundo a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araújo, esse tipo de ação é muito positiva, tanto para produtores e comerciantes quanto para os consumidores. “Nesse tipo de ação conjunta o governo orienta os comerciantes e produtores sobre as exigências legais e sobre os procedimentos para formalização das agroindústrias do DF, ao mesmo tempo que sensibiliza a população quanto à importância de adquirir somente alimentos que atendam aos padrões sanitários estabelecidos”, destacou Danielle.

 

“Além disso, reforçamos a articulação entre as instituições públicas, somando esforços para que a população tenha acesso a alimentos seguros nesse momento de tanta fragilidade”, complementou a subsecretária da Seagri-DF.

 

“A ação teve caráter prioritariamente educativo, sendo lavrado um laudo de inspeção em cada local orientando os estabelecimentos a procurarem à Dipova e darem início ao processo de registro sanitário. Devido ao caráter educativo, não houve sanções aos estabelecimentos, mas os comerciantes foram orientados quanto às melhores formas de acondicionamento, rotulagem dos produtos e aquisição de matérias primas somente com selo de inspeção”, esclareceu a gerente de Inspeção substituta da Seagri-DF, Madalena Coelho.
Em função do sucesso da estratégia, a equipe da Seagri-DF pretende planejar bimestralmente mais ações educativas como essa, a fim de prestar orientações quanto à importância da produção, comercialização e consumo de alimentos seguros.

 

 

Texto e foto: Ascom Seagri-DF