Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/08/21 às 18h25 - Atualizado em 23/08/21 às 18h25

Reunião debate acordo de cooperação para fortalecer cadeia leiteira

COMPARTILHAR

Foi realizada nesta segunda-feira (23), na Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, uma reunião com representantes da Embrapa Cerrados e da Emater-DF, para tratar da criação de um acordo de cooperação técnica entre as instituições, visando a revitalização e o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no DF.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Candido Teles, o objetivo é fazer do DF, referência na gestão e implementação de tecnologias para a cadeia leiteira, com propriedades modelos para o resto do país. “Hoje foi um dia especial para os produtores de leite. Nosso encontro teve o objetivo de dar um encaminhamento e uma solução para as dificuldades da produção de leite no Brasil. Nosso país é autossuficiente em diversas commodities na área rural, inclusive, na carne, na soja, no milho e no algodão, e não é autossuficiente em leite. Essa é uma conjugação de esforços para criar um modelo padrão de propriedade rural, onde essa parceria vai fornecer embriões, inseminação artificial aos pequenos produtores, dar assistência técnica e fazer o melhoramento genético de forma que a gente possa ter uma vaca ideal para essa região do Cerrado”, explicou o secretário Candido Teles.

 

Para o presidente da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto, o resgate do setor leiteiro no DF é importante, pois, dará aos produtores a oportunidade de mais uma fonte de renda e de geração de emprego no campo. “Essa reunião de hoje foi para alinhar os encaminhamentos para a revitalização da cadeia produtiva do leite no Distrito Federal, visando a sustentabilidade e a melhoria da qualidade, oportunizando uma fonte de renda e de sustentabilidade econômica e social. A expectativa é que em um período curto possamos ter assinado esse termo e, a partir disso, encaminhar esse projeto, que é muito importante”, ressaltou o presidente da Embrapa Cerrados.

 

Também participaram, o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes; a chefe de gabinete da Seagri, Cláudia Betini; a chefe da Assessoria de Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural, Cristyanne Taques; o assessor técnico, Luiz Carlos Ló; a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, e o coordenador de Suporte à Inovação da Embrapa Cerrados, Chang Das Estrelas Wilches.

 

Ascom Seagri-DF