Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/10/21 às 15h28 - Atualizado em 14/10/21 às 15h28

Reunião debate ações para AgroBrasília 2022

COMPARTILHAR

O Sistema Agricultura do Distrito Federal e a organização da AgroBrasília debateram, nesta quinta-feira (14), as ações que deverão ser tomadas para a realização da Feira em 2022. O evento acontecerá de forma híbrida (presencial e virtual) e a organização espera realizar uma AgroBrasília ainda maior que nos anos anteriores. Durante a reunião, foi destacada a importância da parceria com a Seagri-DF, Emater-DF e Ceasa-DF na realização da Feira.

 

Os organizadores da Feira trouxeram algumas questões para a discussão, especialmente, quanto à busca de recursos para manter o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF). A diretora-executiva da Emater, Loiselene Trindade, lembrou que esse é um espaço importante e que é necessário haver mais integração entre o espaço da agricultura familiar com o restante da Feira.

O secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes, ressaltou que a AgroBrasília é uma das principais feiras do agronegócio no Brasil. A reunião de hoje teve o objetivo de alinhar as atividades que serão realizadas ao longo da Feira em 2022. “A expectativa é que a gente continue atraindo um grupo muito grande de produtores rurais, em razão da dinâmica do evento e do bom momento do agronegócio”, destacou.

 

O secretário ressaltou também, que há uma expectativa grande para ações que envolvam a agricultura familiar. “Vamos fazer parcerias com as prefeituras dos municípios vizinhos, para que eles possam organizar e trazer os produtores e agricultores familiares para visitarem as diversas tecnologias que serão ofertadas durante os cinco dias da Feira. A ideia é que a gente tenha, além de todo o maquinário que estará presente no evento, a participação das instituições que lidam e trabalham com agricultura. O Governo do Distrito Federal, mais uma vez, vai estar presente com as suas instituições, principalmente, Secretaria de Agricultura, Emater e Ceasa”, afirmou Luciano Mendes.

 

O presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal, José Guilherme Brenner, ressaltou a importância da participação do Sistema Agricultura no evento e que isso enriquece a Feira. “Nós temos uma parceria muito grande com o Sistema Agricultura do Distrito Federal. Essa é uma parceria importante e que engrandece e enriquece a Feira e a torna mais plural, fazendo com que alcance um número maior de produtores. Essa reunião serviu para alinharmos posições e planejamentos conjuntos para que nós possamos realizar uma ótima Feira o ano que vem”, ressaltou.

 

O presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca, lembrou que essa é uma parceria antiga e que existe desde que nasceu a AgroBrasília. “Eu sempre digo que essa Feira nunca seria o que é hoje, sem essa parceria do Sistema Agricultura do Distrito Federal. Por isso, essa reunião é importantíssima. Estamos fazendo bem antecipadamente, para que a gente planeje da melhor forma possível a realização de uma grande AgroBrasília em 2022”, afirmou.

 

A próxima reunião ficou agendada para o dia 21 de outubro, para andamento das ações de organização da AgroBrasília 2022.

 

Sobre a AgroBrasília

 

A AgroBrasília, uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, que tem se destacado como celeiro de inovações e realização de negócios, junto às melhores empresas do setor e agricultores em busca de tecnologia. Em 2020 foi realizada de forma virtual e, em 2021 foi cancelada, devido à pandemia de Covid-19, mas em 2022 será realizada entre os dias 17 e 21 de maio.

 

Em 2019, última edição realizada de forma presencial, a Feira recebeu 121 mil visitantes, 480 expositores e movimentou cerca de 1,2 bilhão em negócios.

 

Ascom Seagri-DF