Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/09/21 às 14h52 - Atualizado em 1/09/21 às 14h53

Mais uma propriedade do DF recebe o Selo BPA

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) realizaram a entrega, nesta quarta-feira (01), de mais um Certificado de Boas Práticas Agropecuárias (BPA). O Selo BPA foi entregue pelo secretário de Agricultura, Cândido Teles, e pela presidente da Emater, Denise Fonseca, aos proprietários da Hortifruti Charita, localizada no setor de chácaras Bernardo Sayão.

 

O secretário Candido Teles afirmou que esse tipo de iniciativa é um exemplo a ser seguido, e que o governador Ibaneis Rocha está empenhado em transformar a vida dos produtores rurais. “Me emocionei com essa entrega hoje, aqui na Chácara da Dona Ozana com todos os seus familiares. É um exemplo a ser seguido. Aqui eles produzem hortaliças, tem uma agroindústria e tudo dentro das boas práticas agropecuárias, o que dá qualidade ao produto e segurança ao consumidor, além de agregar valor à produção”, disse o secretário Teles.

 

O selo BPA certifica as propriedades rurais produtoras de alimentos in natura, estimulando a produção de alimentos seguros, a promoção de ações que visam melhorar a qualidade sanitária da produção agrícola e proteger a saúde da população do Distrito Federal.

 

Segundo o diretor de Políticas para o Desenvolvimento Rural, Mac Leonardo, o projeto BPA foi idealizado com o objetivo de levar ao consumidor um produto de melhor qualidade, mas que, segundo ele, acabou indo além. “Desde quando nós iniciamos as ações, percebemos que o programa transcende a ideia inicial, ele vai muito além, trazendo toda uma transformação e adequação das propriedades às boas práticas agropecuárias. Assim, a gente consegue ter um produto de qualidade e uma produção agropecuária sustentável”, afirmou.

 

Adonis Ribeiro Gonçalves, um dos proprietários da Hortifruti Charita, explicou que a família reside na propriedade há mais de 40 anos e que o certificado demonstra que o trabalho realizado pela família está cumprindo as normas estabelecidas para produção de alimentos seguros. “Estamos nos adequando à realidade do setor e melhorando a qualidade dos nossos produtos para a sociedade do Distrito Federal”, completou.

 

Como Obter a Certificação

 

O produtor interessado deve procurar a Seagri-DF ou o escritório local da Emater, mais próximo de sua propriedade, e assinar o Termo de Adesão e Compromisso, se comprometendo a atender as exigências previstas pelo Programa. De posse do Termo, a Emater realiza vistorias no estabelecimento rural e elabora o Termo de Adequação.

 

O estabelecimento rural certificado recebe da Seagri-DF, autorização para impressão do Selo que possuirá numeração de série padronizado, iniciado da sigla BPA, seguido de numeração sequencial. O certificado e o selo têm a validade de um ano e o estabelecimento rural receberá auditorias periódicas.