Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/21 às 8h43 - Atualizado em 30/06/21 às 9h15

Secretário de Agricultura visita obras nas áreas rurais do DF

COMPARTILHAR

Na última semana, o secretário de agricultura, Candido Teles, realizou uma série de visitas para acompanhar o andamento das obras que estão sendo realizadas pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), em parceria com outras instituições, na área rural do DF. As regiões visitadas foram Buriti Vermelho, Tabatinga, Lamarão e Cariru.

 

Em Buriti Vermelho, o secretário de Agricultura visitou as obras do canal de irrigação que está sendo construído na região. O canal terá aproximadamente 11 Km, e atualmente quase 9 km já estão prontos. “É um canal muito importante. E nós pretendemos concluir esta obra o mais rápido possível, para resolver a pressão de água naquela região. Hoje se usa um rêgo d’água, que desperdiça aproximadamente 55% da água, pela evaporação e infiltração. A vantagem do canal é porque, com o tubo de PVC de 600mm que está sendo colocado, a mesma quantidade de água que entra no canal sairá no final, evitando desperdício de água”, esclareceu Cândido Teles. “Estamos conseguindo um recurso pela Seagri, através de emendas parlamentares, e certamente vamos concluir muito rápido esse canal”, complementou o secretário.

 

Em Tabatinga, a visita foi realizada nas obras do canal de irrigação, que se encontram em fase adiantada, e nas obras do galpão do produtor que será instalado na região. “O galpão do produtor vai dar mais possibilidade para que os produtores possam utilizar o espaço para guardar suas máquinas e para fazer a distribuição da sua produção”, afirmou o secretário de Agricultura.

 

No Lamarão, a visita foi à obra de asfaltamento da região, que já está bem adiantada. A obra está sendo realizada em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), e beneficiará os moradores e produtores rurais com o escoamento de produção agrícola da região.

 

No Núcleo Rural Cariru, foi visitada a obra de pavimentação do asfalto que leva à escola da região, e está sendo realizada em parceria entre Seagri-DF e DER. O projeto faz parte do programa Caminho das Escolas, do GDF, que pretende levar asfalto à porta de todas as unidades de ensino da área rural do Distrito Federal. “Possivelmente nos próximos 60 dias nós vamos entregar o Lamarão e Caruru, e atender à reivindicação daquelas famílias. E com o asfalto os alunos vão poder chegar em casa com a roupa limpa, e chegar na sua escola com muita tranquilidade e segurança”, destacou Candido Teles.

 

Segundo o secretário de Agricultura, foram visitas muito positivas. “Há uma união muito grande no campo, e isso muito nos alegra, porque a união faz a força, e nós estamos juntos lutando pelo mesmo objetivo. Queremos ver as pessoas felizes no campo. E estamos trabalhando muito para isso”, ressaltou.

 

Além das obras nas estradas, a Seagri-DF tem investidos esforços na melhoria da infraestrutura também dentro das propriedades rurais. “Nós damos assistência nas estradas, mas também damos porteira pra dentro. A Secretaria dispõe no momento de apenas uma patrulha agrícola, mas estamos adquirindo mais três patrulhas agrícolas, justamente para dar uma melhor assistência a esses produtores. É um esforço de todos nós em busca de dar dignidade e melhores condições de vida ao homem do campo”, concluiu Candido Teles.

 

Estiveram presentes nas visitas também o secretário-executivo da Agricultura, Luciano Mendes da Silva, o subsecretário de Regularização e Fiscalização Fundiária, Diogo Santos de Paula, e o subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Odilon Vieira Junior; além de representantes de outras instituições.

 

 

Texto e fotos: Ascom Seagri-DF