Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/21 às 14h51 - Atualizado em 5/02/21 às 15h01

Seagri lança obra de revitalização do Canal de Irrigação do Rodeador

COMPARTILHAR

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) realizou nesta sexta-feira (05), o lançamento das obras de recuperação do Canal de irrigação do Rodeador em Brazlândia-DF.

O Canal de Irrigação do Rodeador é um dos canais mais antigos do DF e que atende mais de 100 produtores. É um canal grande, com quase 33 km de canal principal e canais secundários, em uma região bastante importante e sensível do Distrito Federal.

 

“É uma obra grandiosa e que vai beneficiar todos os produtores da região. É o maior canal do Distrito Federal e o governador Ibaneis, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), vai realizar esse sonho de mais de 20 anos que essas pessoas esperam esse canal, que também vai favorecer as pessoas que moram na cidade. Esse é um projeto de grande alcance social. Já estamos trabalhando na licitação para construção da primeira etapa e, em seguida, construímos a segunda etapa”, explicou o secretário de Agricultura, Candido Teles.

 

Existem, no Distrito Federal, por volta de 72 canais de irrigação com aproximadamente duzentos e quarenta quilômetros que abastecem cerca de dois mil produtores. A Seagri e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão (Emater-DF), junto com diversos parceiros, estão recuperando aos poucos essas estruturas, principalmente, canalizando esses canais com tubos de PVC, praticamente reduzindo às perdas de água a zero.

 

“A Seagri tem uma grande preocupação de não voltar a acontecer, no Distrito Federal, o que aconteceu nos anos de 2016 e 2017, onde o DF passou por uma grande crise hídrica. Muitos produtores tiveram de deixar de fazer irrigação em suas lavouras para que faltasse água para os reservatórios e, consequentemente, para as cidades, atendendo o que diz a legislação. De lá pra cá, a Seagri começou a pensar como ela poderia providenciar melhorias para reduzir riscos futuros, como as obras nas estruturas públicas de captação e distribuição de água, como o que está sendo realizado nos canais de irrigação”, explicou o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes.

 

Os produtores da região se dedicam ao cultivo de frutas, como goiaba e hortaliças diversas. A região é o maior centro produtor de morango do DF.

 

Segundo o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brazlândia, Lauro dos Santos Correia, ver o canal tubulado será uma grande vitória para os produtores da região, principalmente, em momento de seca, onde os produtores são impedidos de irrigar.  “Ver esse canal tubulado é uma grande vitória, porque na hora da abundância, tudo bem, mas na hora que temos crise hídrica, um trabalho desses é de fundamental importância. Eu quero parabenizar a todos e dizer que o setor rural de Brazlândia, hoje, está sendo agraciado”, afirmou Correia.

 

 

A obra de tubulação do Canal de Irrigação do Rodeador é uma parceria entre Secretaria de Agricultur, Emater-DF, Sudeco, Caesb e Adasa.

 

Ascom Seagri-F