Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/11/20 às 13h00 - Atualizado em 26/11/20 às 13h01

Seagri entrega mais uma obra que beneficiará dezenas de famílias do campo

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (SEAGRI-DF) realizou, nesta quarta-feira (25), a entrega da obra da barragem do Rio Imbiruçu no núcleo rural Rio Preto, em Planaltina-DF. A barragem foi totalmente reconstruída para atender as necessidades dos produtores rurais que a utilizam para irrigação.

 

Além da barragem, foi construído, ao lado do curso do Rio Imbiruçu, um canal tubulado que leva água até as propriedades rurais. A obra levou aproximadamente 45 dias para ser concluída e atenderá cerca de 17 famílias da Chácara 90, onde quase 100 pessoas trabalham na produção de hortaliças e frutas.

 

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, que esteve presente na ação, ressaltou a importância do produtor rural para esse governo e que eles devem ser mais valorizados, porque são eles os responsáveis por levar alimento a toda a população. “A barragem foi totalmente reconstruída para atender as necessidades dos produtores rurais que utilizam essa água para irrigação. Uma obra que foi realizada em 45 dias, graças a essa equipe regida pelo nosso Governador Ibaneis, esse maestro que não se esquece do homem do campo. O que puder ser feito, será feito pela agricultura do Distrito Federal”, afirmou.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Cândido Teles, essa obra vai ajudar muitas famílias que, por causa do rompimento dessa barragem, há alguns anos, deixaram de produzir e viviam, muitas vezes, de subempregos. “É uma obra fantástica! Essa barragem estava arrebentada há mais de quatro anos e as famílias tiveram que deixar suas propriedades e viver de subempregos na cidade. Agora, com esse canal de irrigação e com essa represa reconstruída, eles voltaram para suas propriedades e estão produzindo.

 

A obra é uma parceria da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). Também trabalharam na obra, os produtores da região, que ajudaram na confecção dos canais, na limpeza da mata e na alvenaria do vertedouro.

 

Regularização fundiária

 

Durante ação, também foram entregues cinco contratos de regularização (CDU), para produtores rurais do Rio Preto, regularizando mais mil hectares de terra no DF.

 

Também participaram da ação, o secretário Executivo de Agricultura, Luciano Mendes da Silva; a chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Cláudia Betine; o subsecretário de Desenvolvimento Rural, Odilon Vieira Junior; a subsecretária de Defesa Agropecuária, Cristyanne Barbosa Taques; o subsecretário de Regularização e Fiscalização Fundiária, Diogo Santos de Paula; o subsecretária de Políticas Sociais Rurais, Abastecimento e Comercialização, João Pires da Silva Filho; o presidente da Ceasa, Sebastião Márcio; o secretário de Governo, José Humberto; os deputados distritais, Cláudio Abrantes e Valdelino Barcelos; o diretor do DER, Fauzi Nacfur; o presidente da Terracap, Izidio Santos; o presidente da ADASA, Raimundo Ribeiro; o presidente da Cooperativa Agrícola do Rio Preto, Valter Baron; além de produtores rurais e moradores da região que vieram prestigiar o evento.

 

Ascom Seagri-DF