Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/08/20 às 15h08 - Atualizado em 13/08/20 às 16h56

SEAGRI apreende medicamentos vencidos em distribuidora de produtos

COMPARTILHAR

 

Uma ação da Subsecretaria de Defesa Agropecuária (DAS) da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) retirou de circulação 615 produtos de uso veterinário vencidos e violados. Os medicamentos estavam expostos à venda em uma distribuidora no Plano Piloto, sendo oferecidos a preços promocionais. Segundo o diretor de Sanidade Agropecuária e Fiscalização da Seagri, Vinícius Campos, os produtos poderiam oferecer riscos à saúde dos animais e ainda não promover o sucesso no tratamento.

 

Além de comercializar medicamentos fora da validade, o estabelecimento também descumpria outras exigências legais no momento da fiscalização. Não havia termômetro e nem anotação da temperatura de vacinas. “O termômetro e o registro da variação de temperatura são imprescindíveis para acompanhar a conservação das vacinas. Esse controle permite tomar decisão em tempo hábil para não haver comprometimento na imunização dos animais”, alertou a gerente de Saúde Animal da Seagri, Daniella Dianese.

 

Também foi constatado que medicamentos de prescrição obrigatória por médico veterinário, estavam sendo comercializados sem retenção de receita e sem o devido controle de estoque. “A empresa será autuada e responderá por processo administrativo em função das inconformidades encontradas”, esclareceu o gerente de Operações em Defesa Agropecuária da Seagri, Raisson Defensor.

 

 

Fiscalização de insumos pecuários

 

A Defesa Agropecuária da Seagri fiscaliza os estabelecimentos que comercializam, distribuem ou armazenam produtos de uso veterinário no Distrito Federal. Esse controle tem como objetivo garantir a segurança dos animais, das pessoas que manipulam esses produtos ou que consomem alimentos procedentes dos animais tratados, além de preservar o meio ambiente.

 

Para mais informações, clique aqui e consulte, no site da Seagri, a Coordenação de Fiscalização de Insumos Pecuários: