27/01/20 às 19h47 - Atualizado em 27/01/20 às 19h48

Reunião define revitalização do Canal de Vargem Bonita

Recebemos nesta segunda-feira (27), na Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), a Administradora Regional do Park Way, Aline Gomes de Faria. Participaram da reunião, o secretário Dilson Resende, o secretário executivo, Luciano Mendes, o diretor de mecanização agrícola da Seagri, José Voltaire Brito Peixoto e o gerente do escritório local da Emater-DF na Vargem Bonita, Claudinei Vieira.

O objetivo foi tratar da obra de revitalização do Canal de Irrigação do Núcleo Rural de Vargem Bonita, que deve começar na primeira quinzena de março. O canal possui mais de 8,5 quilômetros de extensão e atende cerca de 66 produtores da região, com potencial de água para irrigar aproximadamente 260 hectares de área.

São parceiros nesta iniciativa, a Emater-DF, a Associação local de Produtores Rurais, a Novacap e o deputado distrital Roosevelt Vilela, que colocou a Emenda que irá viabilizar o início da obra.

Durante a reunião, foram definidas as funções de cada entidade e suas equipes na revitalização do canal que será tubulado para evitar perdas que, nos canais convencionais a céu aberto, pode chegar a mais de 50%. “Nós estávamos precisando, para iniciar a obra, de uma retroescavadeira de grande porte, pois é um canal maior e que necessita de uma máquina maior. A Novacap irá ceder esse equipamento para nós e a responsabilidade da obra será da Secretaria de Agricultura”, explicou o secretário executivo, Luciano Mendes.

“Essa política de revitalização dos canais é essencial para o DF. Nós temos mais de 72 canais, que totalizam mais de 240 quilômetros de extensão. Finalizando o Canal de Vargem Bonita, nós vamos ter alcançado cerca de 70 km de canais recuperados. O nosso desafio ainda é imenso, mas nós acreditamos que é isso que deve ser feito”, completou Mendes.