Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/08/19 às 15h55 - Atualizado em 10/09/19 às 14h33

Estradas rurais do DF estão recebendo obras

COMPARTILHAR

 

 

Os moradores de diversos núcleos rurais do Distrito Federal têm muito o que comemorar. As estradas que dão acesso a essas comunidades estão sendo totalmente recuperadas. A iniciativa faz parte do Programa Polo Rural, que está realizando obras de recuperação e de infraestrutura em todas as regiões rurais do DF.

 

A ação está sendo executada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

 

Caminho das escolas

 

As equipes da Secretaria de Agricultura e do DER, em um primeiro momento concentraram esforços na recuperação das estradas que levam as escolas rurais de todo o DF. O “Caminho das Escolas”, como está sendo chamado, tem o objetivo de levar mais conforto aos alunos que trafegam nessas estrados todos os dias, e também aos moradores dessas comunidades.

 

Segundo o Subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural (SDR), da Secretaria de Agricultura, e Coordenador do Programa Polo Rural, Odilon Vieira Junior, a iniciativa tem o objetivo de recuperar estradas que dão acesso às escolas na zona rural do DF. “Nosso objetivo é dar mais conforto aos estudantes e evitar que eles cheguem todo empoeirado nas escolas, resolvendo problemas de locomoção nesses núcleos rurais, principalmente, levando em consideração os acessos às escolas”, explicou.

 

Núcleo rural Cavas

 

Um exemplo desse trabalho é a recuperação da estrada dos núcleos rurais Cavas de Baixo e Cavas de Cima, em São Sebastião (DF). A obra, segundo os moradores, já era esperada há mais de 10 anos e beneficia cerca de 120 famílias que produzem hortaliças, frutas, produtos orgânicos e criam gado.

 

Os estudantes da região também foram beneficiados. Os ônibus escolares, que levam e trazem diariamente cerca de 60 alunos, já não estavam mais transitando no local por causa da péssima condição da estrada.

 

Segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais das Cavas, Arnaldino José de Souza, morador da região há mais de 20 anos, nunca foi feito um trabalho tão bom como o que foi realizado agora. “Estava ruim de escoar a produção dos moradores. As crianças sufocavam por causa da poeira dentro do ônibus indo para a escola, e quando chovia, ele nem passava, tinha que chamar o trator para puxar. Várias vezes isso aconteceu. Sem o apoio do governo, nós não conseguiríamos fazer nada. Foi fundamental para o os moradores de Cavas”, relatou Arnaldino, que completou dizendo que só falta o asfalto para melhorar.

 

 

Via de acesso à escola receber estabilizador de solo para diminuir poeira

 

A Seagri-DF, em parceria com o DER realizou,  DF 236, em frente à Escola Classe Lobeiral e o Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol, um teste de estabilizador de solo, com o objetivo de diminuir a poeira no local.

 

Segundo o subsecretário de Desenvolvimento Rural da Seagri-DF, Odilon Vieira, essa foi apenas uma aplicação para conhecer o produto e verificar a viabilidade do mesmo, com duração de seis meses a um ano.

 

“É um estabilizador de solo para retirar o pó das estradas rurais. É um produto que possui um preço mais acessível que o asfalto. Por isso, o objetivo é aplicar em todas as vias que dão acesso aos núcleos rurais e às escolas rurais no DF”, afirmou Odilon.

 

Os mais beneficiados com a iniciativa serão os moradores dessas regiões e os próprios estudantes, que terão o acesso às escolas livre de poeira e poderão ter mais conforto no trajeto até o local de estudo. “O nosso objetivo inicial é tentar dar um pouco mais de conforto aos alunos que trafegam de ônibus nessas estradas”, ressaltou o subsecretário Odilon Vieira.

 

O projeto que faz parte do “Caminho das Escolas”, que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER), e prevê a recuperação das vias de acesso de 79 escolas rurais, um total de 223 quilômetros.

 

Confira outra ações do Polo Rural ma recuperação das estradas:

 

O Programa Polo Rural está realizando obras de recuperação e de infraestrutura em todas as regiões rurais do DF.

 

Rajadinha I, em Planaltina (DF)

Os moradores do núcleo rural Rajadinha I, em Planaltina (DF), tiveram as estradas recuperadas. As obras de manutenção já foram concluídas e irão trazer mais conforto para os moradores e para a população que trafega diariamente no local. Confira!

 

 

 

Trabalho de reparação e cascalhamento na VC 383 no Gama (DF)

 

 

Obras na DF 290 no Gama (DF)

 

 

Patrolamento da DF 285

Mais uma ação do Programa Polo Rural, que finalizou o patrolamento da DF 285, que dá acesso ao núcleo rural Jardim. Essa é uma importante via de escoamento da produção agropecuária do Distrito Federal, além de ligar o DF ao município de Cabeceira Grande, no estado de Minas Gerais.

 

 

 

Revitalização da DF 100

O Programa Polo Rural não para! Revitalização da DF 100. Além de ser outra via de escoamento da produção agropecuária do Distrito Federal, a obra vai dar mais segurança para os motoristas que trafegam todos os dias no local.

 

 

 

Patrolamento da DF-295

 

 

 

Trecho entre a DF-130 e BR-251

 

 

 

Balão do Aeroporto de Brasília

Patrolamento de área ao lado do balão do Aeroporto de Brasília. Trator de Esteira cedido pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), para o Polo Urbano Central 01. Polo Rural apoiando os Polos Urbanos.

 

 

Planaltina (DF)

Mais uma ação do Polo Rural ajudando na recuperação das vias urbanas de Planaltina (DF).

 

 

 

 

*Atualizado em 30 de agosto de 2019