Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/01/21 às 15h51 - Atualizado em 20/01/21 às 15h20

Instituições debatem cooperação para elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal

COMPARTILHAR

 

Realizada hoje (15) no auditório da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri/DF) reunião com os principais atores institucionais do setor agropecuário local e nacional, com o objetivo de debater estratégias de união de esforços para criação do Plano de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal.

 

A reunião contou com a participação de autoridades das seguintes instituições: Seagri/DF, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa/DF), Parque Granja do Torto (PGT), Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape/DF), Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA-DF/Mapa), Secretaria de Empreendedorismo do Distrito Federal (Semp/DF), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Universidade de Brasília (UnB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados e Embrapa Hortaliças) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar/DF). Esteve presente também o deputado distrital Roosevelt Vilela, representante do legislativo.

 

Segundo o secretário da Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles de Araujo, “a união dos órgãos governamentais, classe produtiva e instituições técnico-científicas sinaliza a integração de esforços para um planejamento rural prolongado, para um período de 20 anos.” O secretário da Agricultura esclareceu que o Plano de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal estabelecerá os eixos de desenvolvimento sustentável da agropecuária local, oferecendo condições estruturantes para que a população do campo possa ter um planejamento de suas atividades em longo prazo.

 

Na reunião, todas as instituições presentes puderam opinar a respeito do tema. Ao final, definiu-se o início do projeto por meio de cooperação técnica entre as áreas envolvidas, para construção do Plano de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal. “Eu vejo que isso vai avançar rápido, e a gente possa ter um desenho do que queremos nos próximos vinte anos para as pessoas que trabalham e moram no campo”, afirmou Candido Teles de Araujo.

 

 

Confira a relação das autoridades presentes no evento:

Candido Teles de Araujo, secretário da Agricultura do Distrito Federal;

Loiselene Trindade, diretora-executiva da Emater/DF, representando Denise Fonseca, presidente da Emater/DF;

Sebastião Márcio Lopes, presidente da Ceasa/DF;

Mauro Roberto da Mata, secretário de Empreendedorismo do Distrito Federal;

Fernando Ribeiro, residente da Fape/DF;

Eugênio Farias, diretor-presidente do Parque Granja do Torto;

Willian Barbosa, superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal;

Apolinário Rebelo, diretor da Adasa, representando Raimundo da Silva Ribeiro Neto, diretor-presidente da Adasa;

Rafael Bueno, superintendente da CONAB;

José Raimundo Cepeda, representando Igor Lélis, superintendente do Incra;

Simone Perecmanis, diretora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária na Universidade de Brasília;

Sebastião Pedro da Silva Neto, chefe geral da Embrapa Cerrados;

Warley Marcos Nascimento, chefe geral da Embrapa Hortaliças;

Kelly Cristina Costa, superintendente do Senar/DF;

Deputado distrital Roosevelt Vilela.

 

 

Ascom-Seagri/DF