Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/05/19 às 18h03 - Atualizado em 18/05/19 às 18h04

Governador Ibaneis visita AgroBrasília

COMPARTILHAR

 

Ibaneis disse estar comprometido com os produtores rurais e com a agricultura familiar. (Foto: Ascom Seagri/DF)

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, visitou neste sábado (18), a AgroBrasília. A Feira que já é considerada uma das maiores do Brasil e a maior do mundo voltada para a agricultura tropical, contou esse ano com cerca de 480 expositores e com previsão de movimentar R$ 1,5 bilhão em negócios.

 

O governador visitou a Casa Rural, espaço onde se encontra o Sistema Público da Agricultura, formado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF) e Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa/DF). Ele também visitou o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), onde teve a oportunidade de conhecer um pouco da produção de flores e comprar alguns produtos dos pequenos produtores, todos assistidos pela Emater/DF, que na Feira, ajuda a fomentar esses produtos e gerar mais renda para essas famílias.

 

Ibaneis disse estar comprometido com os produtores rurais e com a agricultura familiar. “Eu me comprometi com esse grupo todo desde o início da nossa campanha no ano passado. Eu tenho certeza que já estamos demonstrando isso nesse primeiro momento de governo. Brasília e o nosso setor rural precisam de incentivos, e a Emater, junto com a Secretaria de Agricultura e a Ceasa, estão fazendo um trabalho conjunto para dar condições de melhoria à vida dessas pessoas que se apegaram ao campo, gostam do que fazem e merecem ser bem tratadas”, afirmou.

 

O governador também ressaltou a importância da AgroBrasília, classificando a Feira como uma das mais importantes do país. “Esse talvez seja o evento mais completo que nós temos do agronegócio no Brasil, porque ele reúne desde o pequeno produtor ao grande, todos dentro de um mesmo espaço e dividindo avanços e tecnologias e buscando melhorias para todos”, finalizou Ibaneis.

 

O secretário de Agricultura, Dilson Resende, afirmou que a presença do governador na AgroBrasília é importante e mostra o compromisso dele com o agronegócio e com todos os produtores  do DF. “O governador é produtor e mostra a importância que dá aos nossos agricultores ao visitar o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, que é muito bem organizado pela Emater em parceria com a Seagri e a Ceasa. Com isso, ele mostra prestígio à Feira como um todo”, disse o secretário.

 

Granja do Torto é transferida para Serviço Social Autônomo

 

O governador Ibaneis aproveitou, durante sua visita à AgroBrasília, para ir ao estande do Banco de Brasília (BRB), onde acompanhou a assinatura de algumas linhas de crédito para produtores da região. Ele também assinou o contrato de concessão que transfere o Parque de Exposições da Granja do Torto para o Serviço Social Autônomo Granja do Torto, criado pela Lei nº 6.170, de 5 de julho de 2018. O objetivo é atrair mais investimentos para o local e valorizar o espaço para que ele possa ser utilizado pelos produtores e trazer grandes eventos, como exposições agropecuárias, entre outros, para toda a população do DF.

 

“É sabido de todos que os governos perderam a capacidade de investimento, então hoje, o que nós podemos fazer de melhor é esse tipo de parceria, que proporciona o crescimento principalmente na área do agronegócio. Essa transferência, agora com a assinatura desse documento aqui na AgroBrasília, significa um investimento na ordem de R$ 90 milhões de reais dentro do Parque da Granja do Torto, trazendo novamente o desenvolvimento para a agropecuária e tecnologia para nossa capital. Eu acho que é um momento muito significativo e logo em breve nós teremos um avanço muito grande no agronegócio da região central. Voltaremos a ter os grandes leilões e os investimentos, melhorando a vida dos nossos produtores, sejam pequenos ou grandes”, afirmou o governador Ibaneis.

 

O secretário de Agricultura lembrou que o BRB, esse ano, está batendo um recorde de financiamentos, e que foi importante o governador ter visitado o espaço da instituição na Feira e acompanhado a assinatura de contratos de créditos com agricultores  da região. “São produtores que são referência na região. Vale ressaltar também, que ele assinou a tão esperada concessão de uso da Granja do Torto ao Serviço Social Autônomo, onde será possível trazer o nosso Parque de volta ao cenário nacional e até da América Latina”, ressaltou Dilson Resende.

 

Para o presidente do Serviço Social Parque Granja do Torto, Eugênio Faria, hoje só é possível construir projetos e trazer a iniciativa privada para investir no Parque, através desse contrato. Ele explicou que esse é um contrato temporário e que futuramente vai migrar para uma Concessão de Direito Real de Uso (CDRU). “Isso vai garantir que nós possamos trazer o projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que irá implementar uma universidade rural, um pavilhão de feiras e um centro de genética de equinos, além da revitalização completa do Parque. Com isso, o Parque de Exposição da Granja do Torto volta ao circuito, trazendo serviços ao produtor e as grandes feiras do agronegócio”, explicou Faria.

 

Texto: Ascom Seagri/DF