Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/18 às 13h04 - Atualizado em 18/12/18 às 13h12

Escola de capacitação da Seagri – DF é inaugurada com curso de produção e manejo de abelhas nativas

COMPARTILHAR

 

A secretaria de Agricultura do DF inaugurou nesta sexta-feira (14) uma escola de capacitação. O primeiro curso de produção e manejo de abelhas nativas foi um sucesso, com inscrições finalizadas na primeira semana e fila de espera para os próximos datas.

 

As capacitações são gratuitas e acontecem com a demanda mínima de 12 alunos por curso, com limite de 20 alunos. Segundo Tomé Antunes, gerente de serviços rurais e instrutor, é uma grande conquista para o setor uma vez que essa unidade de apoio ajudará a encurtar distâncias “Temos alunos que moram em cada extremo do Distrito Federal, assim dificultando a formação de turmas. Com a unidade de apoio, iremos facilitar o deslocamento de nossos alunos”, explica Tomé.

 

O curso realizado nessa sexta-feira, tem como método a teoria de learning by doing – traduzindo do inglês “Aprender fazendo”, onde os alunos aprendem realmente colocando a “mão na massa”.

 

Para Cidimar, bombeiro militar, o conhecimento adquirido vai ajuda-lo a preservar os ecossistemas, já que em seu trabalho muitas das vezes ele se depara com colmeias “É melhor saber o que fazer para cuidar da natureza da forma correta”, explica.

 

Para Maria Luiza, produtora de um coletivo de mulheres, as lições passadas pelos instrutores podem auxiliar nas atividades dentro da comunidade de mulheres “Lá somos apenas nós mulheres e, procurei o curso para ajudar minhas meninas com o que aprenderemos”.

As opções dos cursos estão disponíveis no site do Senar-DF, e as turmas são formadas a partir da demanda da comunidade.