22/09/20 às 19h13 - Atualizado em 22/09/20 às 19h14

Emater recebe 13 veículos novos de parceria com o MAPA

Foi realizada hoje (22), na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a solenidade de entrega de veículos e de equipamentos de GPS, que serão utilizados pelas equipes da instituição, para trabalhos de campo. Foram entregues 10 picapes Fiat Strada, 3 furgões Peugeot Partner e 25 aparelhos de GPS para serem utilizados em serviços de georreferenciamento.

Participaram da cerimônia, além da presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o secretário de Agricultura, Cândido Teles, entre outras autoridades políticas, convidados e servidores da Casa.

Os automóveis foram adquiridos por meio de dois contratos de repasse de recursos com o Ministério da Agricultura (Mapa) em 2018. Totalizando R$ 903 mil, dos quais ainda serão investidos R$ 114 mil.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, parabenizou a Emater pelo trabalho realizado junto aos produtores rurais nesse período de pandemia, principalmente na agricultura familiar. O governador também aproveitou para agradecer a ministra Tereza Cristina e ressaltou a importância dessas parcerias. “É um prazer estar aqui ao lado da nossa ministra da Agricultura, uma pessoa que conhece o agro desde o pequeno produtor até o maior produtor rural desse país. O agronegócio aqui no Distrito Federal, tocado pela Emater, pela Secretaria de Agricultura e pela Ceasa, tem se colocado à disposição de todos os agricultores. Fica o meu agradecimento em nome de todo o governo do Distrito Federal, para que a gente possa continuar nessa parceria. Recebemos esses equipamentos com muito carinho e temos a certeza de que vamos ampliar o atendimento nas áreas rurais do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis.

Os veículos entregues hoje, irão beneficiar 200 extensionistas rurais e técnicos que prestam assistência presencial às propriedades e participam de reuniões, excursões técnicas e outros serviços realizados em campo. Também serão beneficiados, 10 mil agricultores familiares e 1.000 médios produtores, que ganham em agilidade no atendimento e a presença mais constante dos extensionistas e a própria Emater-DF, que tem parte de sua frota de veículos renovada.

A ministra Tereza Cristina ressaltou ter muito orgulho, que nessa fase difícil de orçamento fiscal apertado por causa da pandemia, poder repassar recursos que serão utilizados em prol dos produtores rurais. “O Ministério da Agricultura é parceiro do Distrito Federal, e que a Emater continue esse belo trabalho que realizam”, disse.

Ela aproveitou o momento e elogiou o trabalho desenvolvido pela Seagri, Emater e Ceasa e destacou que a era digital já chegou, e que a pandemia fez com que acelerasse ainda mais o uso de ferramentas digitais para aproximar a assistência técnica do produtor rural. “A pandemia trouxe isso para o momento. Nós temos agora que melhorar essas ferramentas para fazer com que a assistência técnica e a extensão rural cheguem mais rápido a esses pequenos agricultores”, destacou.

O secretário de Agricultura, Candido Teles, disse ter ficado muito feliz com as palavras da ministra Tereza Cristina, que se colocou à disposição para novas parcerias com Governo do Distrito Federal e que esses veículos e equipamentos de GPS entregues hoje vão reforçar o trabalho desenvolvido junto aos produtores. “Foi um momento de alegria. Essa entrega hoje vai ajudar a atender milhares de agricultores familiares, além de atender em torno de 1000 produtores médios. Isso vem justamente ao encontro dos desejos do governador, que é dar cidadania ao homem do campo”, afirmou Candido Teles.

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressaltou que o agronegócio é a principal atividade econômica do país e que, com esse tipo de parceria, dificilmente tem como as coisas darem errado. “Há anos o agronegócio é a atividade econômica que mais contribui para o crescimento do país. Com o Governo Federal e o Governo do Distrito Federal tão comprometidos, não tem como dar errado”, destacou Denise.

Também estiveram presentes na solenidade, o presidente da Ceasa-DF, Onélio Teles, o secretário de Governo, José Humberto, o superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal, William Barbosa, o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes, entre outros.