Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/17 às 12h57 - Atualizado em 1/07/20 às 9h48

Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal – DIPOVA

COMPARTILHAR

A Dipova  é formada por uma equipe multidisciplinar: veterinários, agrônomos, nutricionistas, químicos, zootecnistas, engenheiros de alimentos e técnicos agropecuários responsáveis pela inspeção de estabelecimentos elaboradores e manipuladores de produtos de origem vegetal e animal.

 

Dispõe de laboratório de tecnologia de alimentos, responsável por análises microbiológicas e físico-químicas de alimentos inspecionados. Os ensaios laboratoriais subsidiam as ações das equipes de inspeção e orientam produtores acerca da qualidade dos produtos, o que proporciona ferramentas importantes na preservação da qualidade e da segurança alimentar da população do Distrito Federal.

 

Os trabalhos desenvolvidos são guiados por valores como gestão participativa, capacidade de organização interna, qualidade dos serviços prestados à população, transparência nas ações de fiscalização e inspeção, equidade nas decisões e ética nas funções públicas.

 

Por meio da Dipova/SDA, a Seagri zela pela produção de alimentos seguros e pela segurança alimentar da população, com ações de fiscalização e inspeção animal e vegetal, para ser reconhecida como agente de excelência na promoção da produção do alimento seguro, da segurança alimentar e da saúde da população no Distrito Federal.

 

Também por meio da Dipova/SDA, a Seagri coibe a entrada e a comercialização de produtos clandestinos no Distrito Federal, que colocam em risco a saúde do cidadão. Promover ainda a conscientização a educação sanitária junto à população.

 

Locais de atuação:

No trânsito, nas agroindústrias e nos entrepostos de produtos de origem vegetal e animal instalados no Distrito Federal, para:

– Acompanhar todo o processo de produção nos estabelecimentos registrados, inspecionando desde o recebimento da matéria prima até o transporte dos produtos acabados para o mercado
– Realizar blitzen em pontos estratégicos
– Realizar averiguações de denúncias feitas pela população

 

Produtos Inspecionados:

– Vegetais processados;
– Carnes e derivados;
– Pescados;
– Ovos e derivados;
– Leite e derivados;
– Mel e derivados;
– Produtos artesanais comestíveis.

 

Como reconhecer um produto inspecionado pela Dipova/SDV/Seagri:

O consumidor deve procurar o selo de inspeção da Secretaria de Agricultura, com o respectivo número de registro. O selo deve ser igual ao da figura abaixo.

 

Selo DIPOVA

 

Segue, abaixo, links com informações para registro de agroindustrias e lista de estabelecimentos inspecionado:

 

-> Gerência de Inspeção:

-> Gerência de Fiscalização do Trânsito de Produtos Agropecuários:

 

 
Contato:
Em caso de dúvidas, suspeita de fraude e falsificação ou para denunciar uma atividade ou produto clandestino, o cidadão pode entrar em contato conosco, pelos telefones 3349-6803 ou 3349-4103 ou pelos e-mails:  dipova@seagri.df.gov.br.