Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/19 às 17h25 - Atualizado em 20/09/19 às 17h25

DF 285 será asfaltada

COMPARTILHAR

 

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (19), a ordem de serviço para a pavimentação da DF 285. Serão asfaltados um trecho de 10,5 km da rodovia que liga a BR 251 até a divisa com o estado de Minas Gerais.

 

Diversas autoridades, produtores rurais e moradores das comunidades beneficiadas participaram do evento. Essa era uma demanda antiga dos moradores daquela região, e que irá beneficiar centenas de famílias de produtores rurais e moradores das comunidades atingidas.

 

Segundo o Governador Ibaneis Rocha, com essa obra, ele mais uma vez, reafirma o seu compromisso de governo com a população do campo, melhorando a vida de quem mora nas áreas rurais. “Nós temos conhecimento das dificuldades de quem vive no campo”, afirmou.

 

Ele aproveitou para ressaltar o excelente trabalho que a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) vem realizando, que segundo ele, é exemplo para o resto do Brasil. “Aqui no DF, em virtude de um belíssimo trabalho feito pelo Dilson (secretário de Agricultura),  junto com a Emater, as cooperativas e os produtores rurais, nós somos um exemplo para todo o Brasil. Aqui nós apoiamos desde o pequeno produtor até o grande produtor”, ressaltou.

 

O secretário de Governo, José Humberto, também participou do evento. Segundo ele, essas obras de infraestrutura são fundamentais para gerar emprego e renda para a população. “O governador está empenhado com isso, ele sabe o quanto é importante, sobretudo para a população da área rural”, afirmou.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Dilson Resende, esse é o único acesso direto do DF com Minas Gerais, é uma estrada de muito movimento, de escoamento de safra e que dá acesso a várias comunidades e escolas da região.

 

“Nós estamos fazendo uma obra de grande relevância. Estamos cumprindo essa missão de destravar o agronegócio e de levar os benefícios àqueles que mais precisam. Por parte da Secretaria de Agricultura, eu quero agradecer a nossa equipe, a Emater-DF e a Ceasa, e dizer que estamos todos empenhados e trabalhando juntos”, ressaltou o secretário Dilson.

 

Obra é uma das principais demandas dos moradores da região

 

A obra de asfaltamento da DF 285 é uma das principais demandas da população que mora naquela região. O local possui fazendas produtoras de grãos como trigo, soja, milho, sorgo, além de produzir uma grande variedade de hortifruti.

 

Para Leandro Maldaner, vice-presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF) e que possui uma propriedade no núcleo rural Jardim II, a chegada desse asfalto é muito importante. Segundo ele, essa estrada possui um movimento muito grande de veículos, principalmente de caminhões para o escoamento da produção rural. “Essa é uma região que produz muito, de muito movimento, inclusive ligando o DF diretamente com Minas Gerais. É um anseio muito grande da população, e não ter asfalto até hoje, fica parecendo algo fora da realidade”, ressaltou.

 

Moradora de região há mais de 40 anos e diretora do Centro de Ensino Fundamental Jardim II,  Ângela Maria Ribeiro disse que esse asfalto é um sonho sendo realizado. Ela lembrou que essa obra já foi prometida por vários governantes e até hoje nunca chegou. “Ninguém mais acreditava que isso era possível. É muita poeira para os alunos que utilizam o transporte escolar. O nosso Governador nem prometeu, ele já chegou fazendo. Então fez toda a diferença. Vai ajudar demais”, afirmou.

 

Caminho das Escolas

O governador Ibaneis anunciou que, em parceria com o Ministério da Agricultura, irá realizar, até o final do seu mandato, as obras do Programa Caminho das Escolas. O objetivo é asfaltar todas as rodovias que dão acesso às escolas rurais do DF, levando mais conforto aos alunos. “Nós estamos negociando, junto ao Ministério da Agricultura, a  abertura de uma rubrica onde nós vamos colocar R$60 milhões para fazer o que nós estamos chamando de Caminho das Escolas. Nós já esperamos para o próximo ano muitas obras nessa região e até o final do governo eu espero que nós tenhamos concluído todas as obras do Caminho das Escolas”, afirmou Ibaneis.

 

DF 285 e VC 441

O governador aproveitou a oportunidade para anunciar que também irá fazer o restante do asfalto até a divisa com Minas Gerais e que também irá asfaltar a Vicinal 441, que liga a DF 285 ao núcleo rural Lamarão. “São obras que irão trazer um retorno muito grande para população do Distrito Federal”, ressaltou o governador Ibaneis.

 

Ascom SEagri-DF