Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/20 às 19h20 - Atualizado em 8/04/20 às 19h20

Criadores de suínos do DF doam carne a comunidades carentes

COMPARTILHAR

Sensibilizados com os impactos da pandemia de COVID-19, produtores filiados à Associação e Sindicato de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin/ Sindisuinos), em parceria com a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), organizaram uma ação de doação de alimento a pessoas em situação de risco.

 

Nesta quarta-feira (8), os criadores de suínos doaram cerca de 1,5 tonelada de carne suína, para distribuição às instituições atendidas pelo Banco de Alimentos. “Queremos fazer a nossa parte, diante desse cenário que é desafiador para todos os brasileiros, e esperamos que esse pequeno gesto sirva de exemplo para outros produtores rurais e empresários que podem e devem ajudar os mais necessitados, sem esperar que só o Governo faça algo a respeito”, afirma o presidente da DFSuin, Josemar Medeiros.

 

A DFSuin e Sindisuinos são entidades sem fins lucrativos que atuam juntas para representar os interesses dos criadores e abatedouros de suínos, promovendo parcerias para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da suinocultura do Distrito Federal.

 

O presidente da DFSuin ressalta que buscou a parceria da Seagri-DF e do Banco de Alimentos em função da credibilidade e atuação transparente da instituição, evitando desperdício de alimentos e ajudando a população em insegurança alimentar. “Além disso, o Banco de Alimentos é um ponto de distribuição que oferece estrutura adequada para o armazenamento e conservação do nosso produto”, complementa Medeiros.

 

Os porcos doados foram abatidos em estabelecimento registrado na Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), da Subsecretaria de Defesa Agropecuária/ Seagri. O Serviço de Inspeção realizou o controle sanitário dos animais desde o recebimento no frigorífico, a inspeção do abate, dos cortes, embalagem e armazenamento na agroindústria. Ainda, a Defesa Agropecuária fez o transporte das carnes do abatedouro até o Banco de Alimentos, em caminhão da Seagri, atendendo às exigências sanitárias para a segurança dos produtos.

 

“O Serviço de Defesa Agropecuária do DF entende a importância de uma doação como essa para a população nesse momento. Por isso fizemos a parte que nos cabe, que é garantir a sanidade dos animais doados e inspecionar o abate na agroindústria, para que o produto final seja seguro para o consumidor. Somos muito gratos aos produtores e empresários que confiaram no trabalho da Seagri e do Banco de Alimentos. Parcerias como essa nos enchem de orgulho de trabalhar diariamente com o agronegócio”, destaca a subsecretária de Defesa Agropecuária, Danielle Araújo.

 

Estiveram presentes na entrega da doação de carnes no Banco de Alimentos o subsecretário de Desenvolvimento e Abastecimento Rural, Odilon Vieira Junior, representando Luciano Mendes, secretário de Agricultura do DF, o presidente das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), Onélio Teles, o diretor Executivo da DFSUIN e Sindisuínos, Douglas Rocha, e a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional do Banco de Alimentos, Lidiane Pires.

 

“Sob a orientação de nosso Governador, estamos implementando ações para reduzir os impactos do coronavírus na agricultura, fomentando as compras de alimentos dos agricultores familiares. Mas também estamos sensibilizando outros para que, juntamente com o Governo, possam levar volumes maiores de alimentos aos muitos que nessa hora precisam”, reforça o secretário de Agricultura, Luciano Mendes.

 

 

Texto e fotos: Ascom / Seagri-DF