11/10/19 às 9h10 - Atualizado em 11/10/19 às 9h10

Conselhão realiza 4ª reunião de 2019

Foi realizado nessa quinta-feira (10), na Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), mais uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). Essa foi a quarta reunião no ano do conselhão, como também é chamado.

Durante a reunião, foram debatidos assuntos como a aprovação do PL 494, que trata sobre agroindústrias de pequeno porte, Programa Porteira pra Dentro, regularização fundiária rural, Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), maquinários do Fundo de Desenvolvimento Rural, nota fiscal eletrônica e eleições dos conselheiros regionais.

Segundo o secretário de Agricultura, Dilson Resende, os conselhos são instrumentos importantes na gestão de políticas públicas para o Distrito Federal. “Estamos trabalhando para fortalecer os conselhos, que tem um trabalho importante junto às comunidades”, destacou.

A presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Denise Fonseca, colocou a Empresa a disposição dos conselhos. Ela também ressaltou os problemas enfrentados pelas comunidades rurais com o transporte público, onde muitas crianças estão com dificuldades para ir e voltar da escola. “Nenhuma criança pode ficar sem estudar e nada melhor do que os conselhos para ajudar a acabar com esses gargalos”, afirmou.

Sobre o PL 494, a subsecretária de Defesa Agropecuária Danielle Kalkmann, disse que essa foi uma das propostas de governo para simplificar as normas e procedimentos das pequenas agroindústrias. Ela fez questão de ressaltou que, o projeto de lei não veio para facilitar, mas para incluir. “Temos um texto que atende as expectativas e que contou com a participação dos produtores envolvidos. Esperamos que, várias agroindústrias que estão na informalidade, possam sair dessa situação”, explicou.

O subsecretário de Regularização Fundiária, Vilmar Ângelo, explicou que, a Seagri e Secretaria de Habitação, estão trabalho junto para dar mais agilidade aos processos de regularização. Ele disse ainda, que o trabalho da Secretaria de Agricultura é muito importante para manter as áreas rurais, mesmo com toda a pressão que algumas sofrem com o avanço das áreas urbanas. “Estamos com metas bem ousadas para a regularização fundiária no DF”, ressaltou.

Além dos conselheiros regionais, participaram também da reunião, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de associações e sindicatos ligados ao setor. Também estiveram presentes o superintendente Federal de Agricultura do DF, Willian Barbosa e o presidente das Centrais de Abastecimento, Wilder Santos.