2/09/19 às 19h59 - Atualizado em 2/09/19 às 20h07

Começa a 24ª Festa do Morango de Brazlândia

Começou nessa sexta-feira (30), mais uma edição da Festa do Morango de Brazlândia. O evento, que começou neste fim de semana e vai até o próximo (6 a 8 de setembro), tem previsão de receber cerca de 90 mil pessoas.

A abertura oficial contou com a participação de diversas autoridades que prestigiaram o evento, e com um bolo de 24 metros, que foi cortado e distribuído para o público presente. O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), Dilson Resende, disse que o Sistema Agricultura do DF (Seagri, Emater e Ceasa), junto com outros órgãos do Governo e com a Administração Regional, está trabalhando muito para trazer para a Festa do Morango e para os produtores locais, tudo o que é necessário para produzir, empreender e gerar emprego e renda.

“Estamos trabalhando na melhoria das estradas, em parceria com as Administrações Regionais, nos programas de compras governamentais, na modernização de toda a legislação de agroindústria e de defesa agropecuária e buscando um Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) mais forte, com mais recursos, para podermos incentivar o produtor. Tudo o que a gente pode fazer para ajudar vocês a produzir, crescer e ter uma vida melhor. Esse é o nosso trabalho, e o Governador Ibaneis determina diariamente que a gente produza para a comunidade e para a sociedade”, afirmou Dilson.

Assinatura do PAA

Durante a cerimônia de abertura da 24ª Festa do Morango, foi assinado um termo aditivo entre a Seagri-DF e a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no valor de 1,5 milhão de reais. A iniciativa vai beneficiar cerca de 400 produtores que terão garantida a venda de sua produção.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem o objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Segundo o secretário de Agricultura Dilson Resende, a assinatura desse termo aditivo será muito importante para o pequeno agricultor, que terá mais oportunidades de comercializar os seus produtos nos programas de compra governamental.

Para o secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, José Roberto Carlos Cavalcante, a assinatura desse termo aditivo reafirma o compromisso que o Governo Federal tem com os pequenos produtores do DF. “Nossa vinda aqui foi simples e objetiva, viemos trazer um termo aditivo do Programa de Aquisição de Alimentos que significa na prática, atender cerca de 400 agricultores familiares que têm dificuldades de escoar sua produção. Viemos para prestigiar a 24ª Festa do Morango e para reafirmar o nosso compromisso, assinando esse termo aditivo com o DF, para atender essas famílias”, ressaltou o secretário José Roberto.

Parque agropecuário de Brazlândia

O Governador Ibaneis Rocha assinou, neste sábado (31), o contrato de doação da área da Cascalheira, em Brazlândia, que pertencia à Agência de Desenvolvimento (Terracap), para o Distrito Federal. O objetivo é a implantação do Parque Agropecuário de Brazlândia. Uma demanda antiga da população daquela região e que a Secretaria de Agricultura ajudou a tornar possível. “Essa festa do produtor rural de Brazlândia e de toda a cidade, merece a assinatura de um documento como esse. A Terracap encaminha esse terreno para o governo e nós vamos conseguir recursos e vamos arrumar esse parque, fazendo um grande polo de desenvolvimento nessa área da agricultura e da pecuária”, ressaltou o Governador Ibaneis Rocha.

24ª Festa do Morango de Brasília

Data: 30 e 31 de agosto e 1º, 6, 7 e 8 de setembro

Local: Arcag – Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Brazlândia, Incra 6, BR-080, Km 13).