Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/19 às 19h42 - Atualizado em 14/06/19 às 19h42

Chegou ao fim a 2ª edição do Encontro Distrital da Agroindústria

COMPARTILHAR

Terminou nesta sexta-feira (14), a 2ª edição do Encontro Distrital da Agroindústria. Essa edição do evento contou com 214 inscritos, que tiveram a oportunidade de assistir a diversas palestras dos mais variados temas.

Segundo a subsecretária de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri/DF), Danielle Cristina Kalkmann Araújo, o evento superou todas as expectativas, principalmente, em relação à participação dos produtores rurais e das pessoas ligadas à agroindústria. “Tivemos uma participação muito boa no evento que foi feito para eles. As palestras foram de temas muito diversos e a troca de experiências foi muito boa entre os participantes e os palestrantes do evento. Foi muito positivo”, explicou.

Dona Norma Suelí Martins Siqueira, que possui uma agroindústria de desidratação de alimentos orgânicos no núcleo rural Sobradinho dos Melos, disse que foi a primeira vez que participou do evento e que gostou muito. Segundo ela, essa foi uma forma que encontrou de agregar valor aos produtos in-natura. “Esse evento foi enriquecedor porque a gente aprendeu muita coisa em todos os dias. São temas ligados a nossa agroindústria. É a primeira vez que eu participo e tive a oportunidade de conhecer outras pessoas e trocar experiências. Foi muito bom o evento”, ressaltou.

O produtor de produtos artesanais, Jandir Prediger, que possui uma charcutaria na região do PAD-DF, disse que estava interessado mesmo na palestra sobre o *Selo Arte. Ele explicou que a regulamentação do Selo Arte beneficiará muitos produtores que fabricam seus produtos de forma artesanal. “O evento é muito interessante, mas, na verdade, eu vim aqui para saber da regulamentação do Selo Arte. Eu preciso do Selo Arte para poder comercializar os meus salames e meus embutidos, pois, nos moldes atuais eu estou fora do mercado. Ele não teria sentido de ser criado se não fosse para ajudar o produtor artesanal a entrar no mercado”, afirmou.

O II Encontro Distrital da Agroindústria contou com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater/DF), das Centrais de Abastecimento (Ceasa/DF), do Banco de Brasília (BRB), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação de Agricultura e Pecuária do DF (Fape/DF), do Serviços de Aprendizagem Rural do DF (Senar/DF) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Texto: Ascom Seagri/DF