Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/20 às 12h30 - Atualizado em 1/10/20 às 12h38

Canal de irrigação do núcleo rural da Vargem Bonita será entregue aos produtores

COMPARTILHAR

 

Será entregue nesta sexta-feira (02), o canal de irrigação do núcleo rural da Vargem Bonita.

Nove quilômetros de tubos de PVC vão substituir o antigo conjunto de manilhas de concreto, que foram construídos há mais de 30 anos e irão atender cerca de 66 propriedades rurais.

 

O trabalho é realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) e do deputado Roosevelt Villela, que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 610 mil para a execução das obras do Canal.

 

O objetivo da obra de tubulação do canal é reduzir as perdas de água causadas pelo desgaste natural na tubulação antiga de concreto, além de também garantir a regularidade no abastecimento a todos os produtores rurais da região. Cerca de 50% do volume de água que entrava no sistema antigo de canais de abastecimento da Vargem Bonita não chegava para os produtores rurais e acabava sendo perdido no caminho por evaporação, infiltração e outros motivos diversos.

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, ressaltou a importância dos canais de irrigação para o fomento da produção agrícola e a geração de emprego e renda no campo. “Que esses canais sejam uma fonte de renda para os produtores que plantam suas hortaliças e abastecem o Distrito Federal com produtos de qualidade. Trabalhamos juntos com a Emater para valorizar, prestigiar e levar a riqueza ao homem do Campo”, afirmou.

 

As propriedades rurais da Vargem Bonita possuem cerca de quatro hectares de extensão cada e consomem, em média, 45 mil litros de água por dia na produção de hortaliças folhosas, como alface, agrião, coentro, salsinha e espinafre; e tubérculos, como berinjela, gengibre, inhame e batata-doce.

 

 

O produtor rural, Shoichi Sumida, ressaltou a importância da água para a atividade agropecuária e que com o fim da obra de revitalização do canal, ele espera que todos os produtores da região possam ter acesso à água. “A água é o bem mais importante possível, principalmente em épocas de seca. O canal existe há muito tempo, mas agora com a revitalização, nós não temos mais perdas de água como existia antes. Esperamos agora, que a água chegue para todos, porque o mais importante para esses produtores rurais produzirem é a água. Esperamos que todos possam trabalhar tranquilo, sem precisar ficar indo atrás de água”, ressaltou.

 

A nova tubulação, feita de PVC, possui uma durabilidade maior e garante uma condução mais rápida da água para as propriedades rurais. O abastecimento da região vem de uma represa construída entre o Park Way e a Fazenda Água Limpa, da UnB, que recebe água do Ribeirão do Gama.

 

Serviço:

Cerimônia de entrega do canal de irrigação da Vargem Bonita

Local: núcleo rural Vargem Bonita, Park Way

Horário: 09 horas

 

Ascom Seagri-DF